Carta a um coração sem perdão

Diz o poeta “Quem fala primeiro diz a verdade”. Fico quieta porque não quero essa verdade para mim.

Se você quiser dar a sua versão dos fatos, fique a vontade. Não desejo a responsabilidade de fazer com que alguém se posicione de um lado dessa história às custas da minha habilidade em amarrar as palavras.

Prefiro aparecer como vilão em sua narrativa a inventar um vilão para contar a minha versão.

Eu sei o que aconteceu e você também sabe. Não tivemos uma razão plausível para brigar, mas agora cada um tem razões de sobra para se sentir magoado.

O momento me leva a pensar que a dor é eterna; o Budismo me ensinou a ter paciência que tudo passa. O cinema insiste em dizer que existem mocinhos e bandidos, a vida me mostra que tudo é contexto, que nem vilões nem heróis existem e que tudo é  uma questão de como se narram os fatos.

Poderia aproveitar para pedir desculpas agora, mas já o fiz uma vez e, frente aos resultados, prefiro destilar essa mágoa até a dor passar.

Ela vai passar, e a minha alegria, que tanto lhe incomoda, vai continuar a transbordar em qualquer direção a despeito dos seus ouvidos.

6 Responses to Carta a um coração sem perdão

  1. Soa confessional, Marcela. Ficou bonito.

  2. “E nunca, nunca, devemos esquecer que perdoar é liberdade. Levei a maior parte de minha vida até aqui para aprender isso.”

    Citação que tirei do livro, “Coisas que aprendemos pelo caminho”, de um autor pouco conhecido, mas que recomendo muito. 🙂

  3. pauline disse:

    Nossa. Tô passando por uma situação que condiz exatamente com o que você escreveu. Muito bom. Me identifiquei…

  4. Gostei do texto apesar do termo perdão estar corelacionado à religião ou religiousidade (coisas que comumente eu repudio). Em suma, perdoar faz bem para quem perdoa porque afasta ou exauri sentimentos rancorosos, mesquinhos e maléficos a sua mental e, consequentemente, física.

  5. Bernardo disse:

    Não perdoamos, apenas seguimos em frente

Deixe um comentário

