Carta a um amigo casado

Meu caro amigo, escrevo-te em nome de uma preocupação que surgiu em nosso último encontro. Sim, fiquei preocupada ao ouvi-lo chamar a sua esposa de madame. Nessa hora, ela envelheceu vários anos, e nenhum mulher gosta de se sentir envelhecida na fala do seu amor. Por favor, não a chama mais assim, nem do seu correlato bastante usado: patroa. Use um formal “minha esposa”, “minha mulher”. Ou um romântico “minha amada”. Entre tantos outros adjetivos mais adequados para a sua companheira de tantos sonhos.

No encontro você disse “Tenho que comparar um presente para a madame”. Ora, ela é a mulher com quem você escolheu um dia casar e compartilhar a vida, e que todos os dias você escolhe permanecer ao seu lado. Mas ao dizer isso nega essas escolhas e se põe no lugar de um servo a servir um senhor por um contrato firmado por algum antepassado desconhecido.

Como não é assim, você não “tem” de presentea-la, você “quer” presentea-la. Ela é o seu amor e merece ser mimada.

Da próxima vez, gostaria de vê-lo dizer: “Eu quero dar um presente lindo para a minha amada”.

3 respostas para Carta a um amigo casado

  1. Quem dera tivessemos uma mailbox em nossa mente, para lembrar-nos das nossas escolhas passadas. Juras que se perdem com o tempo, promessas que se apagam na rotina. Que as vicissitudes não apagassem de nossa lembrança, ou de nossos corações, tantos sonhos, sentimentos que outrora impulsionaram nossas transformações.
    Que nossa “evolução” nos tornasse seres mais amáveis, mais amorosos e melhores amantes com a passar dos anos.
    Contudo… seguimos nós, muitas vezes na contra-mão do tempo, na contra-mão do caminho, na contra-mão da vida.
    Quem dera ter então uma mão amiga, como a da Mar, querida, a nos guiar no caso de enganado estar.

    Saudades…

  2. Daniel Lima disse:

    Sugiro o uso do apelido da época de namoro. Na minha vida esse apelido é “nega”, “neguinha”. Sim, tem a ver com a música.

    Abraços.

  3. Curiosidade: O que o amigo escreveu no cartão que acompanhou o presente??

Deixe uma resposta

