Sobre fazer estágio

Quando fazemos faculdade procuramos fazer um estágio que nos prepare para o futuro. E assim batalhamos por aquela vaga de estágio em uma empresa renomada ou na clinica em expansão.

Eu, estudante de psicologia que era, levei um pouco à sério demais esse negócio de “fazer um estágio que nos prepare para o futuro” e fiz um estágio sobre envelhecimento. E, enquanto tentava sobreviver aos fantasmas da adolescência, aprendi sobre esse outro fantasma muito mais irreversível e assustador.

Alguns de meus colegas de curso foram ainda mais radicais e fizeram um estágio sobre morte. É uma aposta certeira, há 100% de garantia de que se encontrará com aquele futuro para o qual se quis preparar. Envelhecer, só se a morte permitir, se ela tardar, porque ela não falha. Nunca.

Escolher um estágio sobre envelhecimento ao invés de um estágio sobre morte é apostar na esperança. Combina comigo – realista e sonhadora ao mesmo tempo.

Foi desse jeito que, mais uma vez, escolhi a vida. Por mais dura que ela fosse, por mais perdas que ela acarretasse, por mais incerta que ela se mostrasse.

Porque certeza, certeza mesmo, eu só tenho uma, mas é melhor deixar isso para depois.

Anúncios

5 Responses to Sobre fazer estágio

  1. pedrita disse:

    oi maga, ontem tinha pensado sobre o q vc escreveu. faz tempo que ouço que a nossa sociedade atual não incorpora os mais velhos. que não podemos envelhecer. todos ficam fazendo malabarismos pra continuar jovens, se orgulham de parecer jovens mesmo que beirem ao ridículo. é muito triste! acham que a medicina cura tudo. impotência, podem engravidar muito tarde, mas não é bem assim. a medicina ajuda, mas não resolve. na gravidez então são poucos q conseguem e a indústria da fertilização quer fazer q todos acreditem q é possível para ganhar mais. muito triste essa sociedade que vive uma ilusão e não dá espaço para aqueles que envelhecem, a não ser q finjam até mesmo visualmente, com excessivas plásticas, algumas que deformam, a serem jovens. beijos, pedrita

  2. Djabal disse:

    “Até a sombra de uma esperança tinha influência sobre ela.” (Fiódor Dostoiévski) É isso. Beijos.

  3. Lisa Alves disse:

    A escolha de um estágio de conhecimento, envelhecer é isso! beijos da Lisa

  4. Daisy disse:

    Quer ser minha amiga? 🙂 🙂 🙂
    Beijo de saudade. ^^

  5. Bernardo disse:

    Belo texto. Acho que envelhecer é um topico que não gostamos de olhar. Uma coisa inevitavel, mas que só toma forma quando já é tarde de mais. Mesmo assim, envelhecer não é morrer. E vc fez essa distinção. Acho que é por ai. Ficar velho é foda. Mas a vida é sempre assim: foda e boa. Insegurança e força da juventude. Maturidade e fraqueza da velhice. Ingenuidade e falta de experiência de infância. Nada é de graça, mas, também, nada é em vão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: