Sobre mudanças

De todas as mudanças que eu fiz, de tantas, só uma mudança me doeu com a intensidade temida.

Fiquei meses com uma sensação de vazio, estranha, como um estampido no ouvido.

Era uma saudade… talvez. Era algo que estava sendo desfeito, era novamente ter de me construir, ter de testar uma personalidade recém esboçada. Momento enfrentar medos antigos, daqueles que a gente esconde embaixo da cama, mas que sempre aparecem quando se apaga a luz e a mãe vai embora…

Depois fui testada de outras formas pela vida, contudo as mudanças deixaram de ser momentos de grande angustia, para se tornarem necessárias.

Aquela mudança foi crucial para eu ser o que sou hoje.

Para o bem ou para o mal, me tornou mais dura, mais estéril para o intimo e, ao mesmo tempo, mais flexível e fértil para o mundo.

Eu já mudei de cidades pequenas para grandes, e depois de cidades cosmopolitas para vilas. Sempre se aprende. Sempre se adapta.

Descobri que difícil não é se adaptar a nova paisagem e a nova rotina, difícil é encontrar embaixo dos sobretudos aquilo que a Cecília Meireles procurava em suas viagens e que lhe escapava: aquilo que ela chama de alma.

Ou pelo menos uma alma rara, que me faça valer a pena, uma alma que também precise de salvação.

12 respostas para Sobre mudanças

  1. Vivi disse:

    Marcela,
    amei seu blog! Especialmente este post, com o qual me identifiquei bastante!
    Voltarei mais vezes!
    Abraços!

  2. thahy disse:

    pergunta-me: porquê mudas tanto?
    respondo-te: mudar é tudo o que pude?’

    ahh, cecília…

    companheira para todas as horas…

    “Perguntarão pela tua alma A alma que é ternura, Bondade, Tristeza, Amor. Mas tu mostrarás a curva do teu vôo Livre, por entre os mundos… E eles compreenderão que a alma pesa. Que é um segundo corpo, E mais amargo, Porque não se pode mostrar, Porque não se pode ver…”

  3. Maga disse:

    Eu penso que toda essa mudança.. . pode ser uma busca por aperfeiçoamento, me vejo perfeitamente bem, nesse post.
    Aprenda com Cecília

    “Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira.”

    Voltarei…

  4. Nilzabeth disse:

    Eu também já mudei tanto que nem me lembro mais… Mas confesso que o não mudar me consome e me angustia também as vezes. Gosto de pensar na possibilidade de fazer diferente!!!
    Cheiro, querida!!!🙂

  5. Djabal disse:

    Faltam almas. Raras então…Nos nos materialiazamos muito. O espírito prático tomou o poder. Apenas acredito que o íntimo não pode ser tratado assim. Tentar ser justa com ele e com o exterior, somente trará novas esperanças. Beijo.

  6. Hélder disse:

    Já diria o velho deitado:
    “Quem procura acha”
    Seja na estabilidade do estável
    Seja na instabilidade da mudança.
    🙂

  7. celia musilli disse:

    Estou no meio de uma grande mudança…bate um medo danado e uma esperança…Um beijo, saudades!!!

  8. pedrita disse:

    há mudanças q são muito difíceis. eu particularmente acho todas as mudanças muito difíceis. beijos, pedrita

  9. Claudinha disse:

    Olá menina!
    Eu sempre fui cigana… Meu pai mudava muito, era gerente de banco. Sofri e tinha estas apreensões. Queria encontrar minha alma ou mais alma em tudo. Um dia , no lugar mais inesperado, no momento mais inesperado e talvez desesperado, eu achei alguém com quem construí minha vida, minha família. Mas outras almas sempre apareceram, na forma de amigos, amigas, momentos, que traçam comigo o meu caminhar… Esteja certa de que nada é por acaso!
    Um beijo!

  10. Adriana disse:

    é verdade,um encntro de almas não ocorre tão facilmente..gostei do teu blog

  11. E que alma não precisa de salvação? ótimo texto, Maga!

  12. Ju Nina disse:

    gosto da tua expressão….
    eu não sei escrever assim , até tento , mas…..😦
    continue na paciência e na paz..
    bjin.

Deixe uma resposta

