Minha primeira foto 3X4.

É engraçado lembrar de certas coisas.

A primeira foto 3X4 que tirei foi para a carteira de identidade, isso há pouco mais de 10 anos. Nada muito antigo, nada muito recente, o suficiente para dar aquela ternura ao olhar a foto preto e branco e a cara de menina. Morava em Mariópolis-Pr, e tinha toda uma espécie de ritual para fazer a foto. A blusa cuidadosamente escolhida era verde-escura, pois uma cor clara deixaria-me com uma aparência fantasmagórica, aconselharam-me. A menina que nunca foi vaidosa, e continua não o sendo, foi obrigada a fazer um topete no cabelo que foge de secardores e gel até hoje. A irmã foi convocada para fazer o topete a lá Itamar Franco que acabou desabando antes de chegar ao fotógrafo e que, por muito tempo, revoltou-a quando olhava para a foto pensando em quem teve a infeliz idéia. A foto preto e branco era novidade para mim, que já nasci em coloridamente fotografada. E teve, ainda, a espectativa do RG que era espedido em Pato Branco e demorou três meses para chegar. Ao recebê-lo senti-me adulta: identificada e sem cor.

7 Responses to Minha primeira foto 3X4.

  1. Djabal disse:

    Uma foto assim sempre dá – parece – uma impressão de impessoalidade, melhor dizendo de alteridade.Aquele ser fotografado custa a se encaixar na nossa figura. A figura que imaginávamos. A nossa aparência não dá conta nem por um instante do que somos realmente. Parece um instantâneo falso, que servirá apenas para entrarmos em programas permitidos acima de uma certa idade. É isso. Não estaremos, pela foto, preparados para enfrentar o cotidiano.

    Beijos.

  2. pedrita disse:

    eu tirei minha identidade mais tarde. beijos, pedrita

  3. Marco disse:

    Oi, Marcela.
    Minha primeira carteira de identidade tinha uma foto medonha. A segunda, ficou bem melhopr. A a atual, não está má. Imagino que os seus documentos atuais não estejam ruins, né? Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

  4. T. disse:

    Caramba. E eu aqui, todo feliz, lendo e imaginando tudo isso. E de repente, chegou o final. É… vida real.

  5. Ana disse:

    “Ao recebê-lo senti-me adulta: identificada e sem cor.” hum… estou tirando a minha identidade (identidade??) americana e com similar sensacao… mais um numero? cade minha cor? apenas mais uma nesse meio de gente ou UMA nesse meio de gente…. ;o)

  6. Helio disse:

    Nem me lembro, mas tenho umas antigas com 15 anos, acho…

  7. guga disse:

    na verdade eu queria ver fotos de pessoas 3×4…e nao encontro poh

Deixe um comentário

