FILO – O Festival de Todas as Artes

Em época de FILO respiro arte, sinto arte!
Sinto isso, assim, mais que nunca, e pelos olhos expresso as emoções que o palco traz. Chegou a hora em que as palmas ecoam e a cortina desce. Meus olhos coloridos ficaram na iluminação do palco… Quando tudo se apagou e a noite escura fez-se presente, meus olhos voltaram a ser bicolores. Na volta para casa o silêncio do sábado fez parecer maior a solidão dos meus passos na calçada.
O FILO 2007 chegou ao fim lembrando-me que beleza do mundo vai além do espetáculo: ele apenas a revelou por uma nova – e encantadora – face.

18 respostas para FILO – O Festival de Todas as Artes

  1. Danilo disse:

    Foi-se o festival, mas ficou a impressão, que exercerá influência sobre seus sentidos. Isso é compensador.

    Re: Muito, muito compensador Danilo… alias, acredito que toda a maratona em que eu e alguns amigos transformamos o FILO só faz sentido quando olhado por este angulo, já que para apreciar cada peça adequadamente seria melhor ver um numero um pouco menor…🙂

  2. Robson disse:

    Eu me lembro do FILO do ano passado.
    O deste ano eu não participei muito.
    Minhas experiências do FILO sempre passam pelos seus olhos.
    Um dia espero poder olhar também com os meus.
    Beijo.

    Re.: Eu também espero que tu tenhas esta oportunidade um dia, Robson!!! E torço pra que seja logo… beijos

  3. garotabossanova disse:

    Uau!Mais uma que aderiu ao WordPress!:) Espero que nesta nova casa, que por hora também me abriga (O wordpress) vc consiga continuar nos oferecendo as loucuras e desventuras que só alguém em constante “metamorfose pensante” pode oferecer.amo os teus textos tão cheios de ternura e doçura e venho te ver sempre.Adorei a descrição que vc fez do meu blog no teu blogroll e nem sabia que isto podia ser possível.Copio a idéia qualquer hora destas!hihihi🙂 Um beijobem grande moça e atualiza o meu endereço que eu vou fazer o memso com o seu.Quanto ao FILO nem vou dizer o quanto fiquei com vontade de conhecer…

    Re.:Estou feliz por ter mudado de casa, o hospedeiro tem me tratado muito bem por enquanto… obrigada pelos elogios, ainda mais vindo de alguem que tanto me toca com seus belos textos… As descrições dos blogs são uma opção bem interessante, né? Além de elas ajudarem a localizar os leitores interessados em explorar os links, eu me diverti fazendo-as… Fico feliz que tenhas gostado da tua!!! E já mudei o endereço… Beijos

  4. Marcela, mesmo com apoio da Petrobras, deveríamos ajudar a divulgar mais estes eventos. Visitei o site e vi que foi muito rico (os seus olhos já nos dizia isso). Gosto de arte, embora ela pareça não gostar de mim.
    Beijos!!!

    Re.:Pois é Márcio, infelizmente espetaculos de teatro são caros e o FILO não consegue se fazer apenas com a vende de convites (mesmo com muitos espetaculos esgotando, e todos lotanto), até porque muitas apresentações são gratuitas. O FILO já tem 40 anos e começou como um festival universitario, tornou-se municipal, regional, nacional e agora é internacional (parece que a intenção é trazer companias intergalaticas, mas eles pensam que são estrelas… :P), o custo do FILO deste ano foi de 1,8 milhões e tem recursos do PROMIC (programa municipal de incentivo a cultura) do Governo do Estado (que até hoje não depositou a sua parte do bolo…) e da Petrobrás. Também acredito que o ideal seria não precisarmos das leis de incentivo a cultura, mas isso ainda não é possivel (talvez estejamos precisando de um economista por aqui, já que o pessoal de artes não entende muito disso, né? rs). Mas sabe o que é mais engraçado? É que mesmo sem a divulgação dos grandes centros as peças lotaram e um numero consideravel de pessoas de fora veio para cá no feriado para ver as peças. E as peças, meu amigo, passam muito longe da receitinha de bolo da Globo ou das comédias romanticas hollywoodianas. O FILO é muito mais que um festival: é uma experiencia para a vida. Gostaria que mais cidades pudessem ter mais esses momentos de convivio intenso com a arte (ou mesmo que fosse esporadico, que tivessem algum convivio com a arte…). Acho que, para variar quando trato do tema, me empolguei… Beijos

  5. mariana disse:

    Maga querida, como sei, …ah, como entendo o que estás falando! Festival de Teatro de Curitiba para nós tbém é A atração do ano, como deves ter percebido pela empolgação e pelos comentários de cada peça que fazemos. Mas, escute, tu não vais escrever sobre as peças assistidas não? Pelo menos as que vc mais gostou? Sabe que merece né, sobretudo porque, depois, escrevendo, a gente passa a pensar outros ângulos, às vezes não percebidos imediatamente. Uma ótima experiência, diria.

    E parabéns pelo espaço novo!! Promoveremos a mudança nos links, pó deixar.

    Mil besos para ti!

  6. pedrita disse:

    deve ser maravilhoso. tenho adorado os textos da celia sobre o evento. beijos, pedrita

    Re.: Foi maravilhoso sim, amiga! É ótimo passar por um convívio tão intenso com a arte como quando passamos pelo FILO… em especial a arte dramática, que é uma das menos comuns de ser vista, até pelo seus custos. Esperamos-te por aqui em breve… beijos

  7. bonito isso, maga… No Filo 2008 renovaremos a magia. Até lá, olhe em volta de olhos bem abertos, tem poesia solta por aí. Um grande beijo.

    Re.: Sim, sim Célia! Com certeza em 2008 renovaremos a magia… até lá o que não faltará música, peças, livros… e, especialmente, poesia. Obrigada, mais uma vez, por encher a minha vida com a magia da tua poesia… beijos

  8. garotabossanova disse:

    Passando de novo para avisar-te que te indiquei no concurso cultural”As 7 maravilhas da blogosfera”.Passa no meu blog pra conferir! Um beijo!

    Re.: Olá Manu! Obrigada pela indicação, fiquei muito contente! Beijos

  9. aecioborba disse:

    Eu diria “calma, ano que vem tem mais”…
    Mas isos me pareceu mais cruel que consolador.
    Enfim…
    Bjin

    Re.: hahahahaha… só você mesmo, Aécio! Na verdade no mês de julho já tem outro festival, desta vez o de música, que é lindo… Afinal, música a gente não precisa entender, né? É só se deixar levar… beijos

  10. John disse:

    E eu nem no cabaré fui. Dizem que tava ruim, ainda bem🙂

    Re.: Ih, Jonh, acho que andaram mentindo para ti, hein? Eu fui a apenas um show do cabaré, Zeca Baleiro, e foi maravilhoso! Muito, bom! Alias, foi muito acima das minhas expectativas! Quanto as peças, algumas ficaram abaixo do esperado, mas vi muitas muito boas. E no fim, todas valeram a pena por algum motivo, mesmo aquelas que no contexto geral eu não gostei. Estou falando isso pra ver se ano que vem você não resolve ver umas pecinhas…😛 Beijos

  11. Djabal disse:

    Além da alegria que o teatro proporciona, fica a impressão nostálgica de que nosso mundo vai, dia-a-dia se tornando bicolor, conforme a inteligente emoção sentida pelos seus olhos. É isso. Beijos.

    Re.: Adorei a sua reflexão sobre o meu texto, Djabal🙂

  12. Daisy Carvalho disse:

    Oi, Maga,
    Desculpa aí, mas não consegui assimilar o que seja este festival FILO. É no Rio?
    Quero muito saber tudo a respeito.
    Bj!

    Re.: Olá Daisy, o FILO é o Festival Internacional de Londrina, e acontece na cidade de Londrina no Paraná. É o festival de teatro mais antigo da América Latina – este ano foi realizada a sua 39ª edição. Ele sempre foi um festival pouco divulgado pela grande mídia, mas de qualidade ímpar. Podes ler mais informações no site http://www.filo.art.br . Beijos e seja bem vinda ao blog

  13. Paula disse:

    Oi…
    Legal a casa nova do teu blog…
    Um bom restico de semana pra vc!
    Bjos,
    [Paulinha]
    http://www.booperfly.blogspot.com

    Re.: Obrigada Paulinha! Volte sempre que quiseres…🙂 Beijos

  14. Daisy Carvalho disse:

    Ah, sim!… Poxa, eu nem sabia…mas vou tentar acompanhar mais de perto. Minha filha faz teatro e eu adoro escrever peças. Teatro é uma paixão. Parabéns à vcs de Londrina pelo FILO!
    Ps – Escrevi um artigo “Metamorfose” para o blog do André e me inspirei aqui, no nome do seu.
    Bjsssssss!

    Re.: Sério que você escreve peças? Ah, precisas me contar mais sobre isso!🙂 Eu estou convivendo com o teatro mais de perto só agora… e estou adorando! Eu gostei muito do post… li o livro do Kafka quando já tinha este blog há mais de um ano, mas foi uma leitura que me ajudou a refletir mais sobre o nome deste e o seu significado… Estou muito feliz por te-la inspirado a escrever sobre um livro que gosto tanto. Ainda mais que o post que escrevestes trouxe algumas luzes sobre a minha leitura do livro…🙂 Beijos

  15. Andei te lendo no blogger… interessante…

    Re.: Um, que bom que achastes interessante🙂 Espero que voltes mais vezes, para que trocando ideias as coisas por aqui fiquem ainda mais interessantes…😉 Beijos

  16. Nilzabeth disse:

    Vim dar uma olhadinha no seu novo espaço…
    Já atualizei teu endereço no perfil do meu flog…

    Cheirinho.🙂

    Re.: Oi Nilza, obrigada pelo carinho!!!! Sua presença aqui é sempre muito bem-vinda… beijos

  17. FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA 2008 –
    FILO 40 ANOS, abre inscrições para seleção de espetáculos.

    O Festival Internacional de Londrina 2008 – FILO 40 ANOS abre o processo de inscrição de trabalhos de grupos e companhias de teatro, teatro infantil, teatro de rua, dança, e de circo nacionais e internacionais interessados em participar da seleção para a Mostra Artística que acontecerá de 04 a 22 de junho de 2008.

    Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição que permanecerá disponível no site http://www.filo.art.br, até o dia 15 de fevereiro de 2008, bem como enviar via postal o material complementar solicitado, impreterivelmente, até o dia 16 de fevereiro próximo, conforme indicado no regulamento.

    A inscrição é gratuita e o mesmo proponente pode inscrever mais de um espetáculo.

    Em 2008, o Festival Internacional de Londrina completa 40 anos. Consagra-se como o Festival de Artes Cênicas, mais antigo do Continente e um dos mais importantes eventos do segmento não só no Brasil, mas também no mundo.

    A edição especial de 40 anos acontece de 04 a 22 de junho de 2008, na cidade de Londrina-Paraná, e será pautada pelos conceitos da tolerância e da diversidade cultural, valores sob os quais o Festival Internacional de Londrina construiu sua história desde 1968.

    Na comemoração dos 40 anos do FILO, além das mostras artísticas local, infantil, nacional e internacional e do Cabaré FILO, programado para a última semana do evento, o FILO dará continuidade aos projetos sócios culturais desenvolvidos deste o ano de 2.000 e que são conhecidos como “Projetos de Maio”. Estes projetos serão desenvolvidos nos meses de maio e junho, através de oficinas realizadas junto a comunidades carentes e/ou com portadores de necessidades especiais. O resultado será apresentado dentro da programação oficial do festival.

    Considerado um Patrimônio Cultural da Cidade, do Estado e do teatro brasileiro, o Festival Internacional de Londrina é uma realização da AMEN – Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e da UEL – Universidade Estadual de Londrina.

    Mais informações pelo e-mail faleconosco@filo.art.br ou pelo fone (43) 3322.1787

    Valéria Victorio – Assessoria de Comunicação

    SERVIÇO:
    Festival Internacional de Londrina 2008 – FILO 40 ANOS
    Data – de 04 a 22 de junho de 2008.
    Inscrição – de 06 de dezembro 2007 a 15 de fevereiro de 2008
    Diretor do FILO – Luiz Bertipaglia
    Rua Senador Souza Naves, 75, sl 42
    Londrina – PR
    Fones – (55-43) 3322.1787 / 99063052
    site – http://www.filo.art.br

  18. Gabriel disse:

    Onde, como começou o Festival de Fondrina?
    E o que é o Festival de Londrina

Deixe uma resposta

