Um abraço

Tem dias em que tudo que queremos é um abraço. Em especial naqueles momentos em que estamos nos sentido frágeis por um motivo qualquer. Naqueles dias em que os desafios parecem maiores do que as nossas forças, neste dia um abraço é tudo que pedimos. Um abraço na hora certa pode operar um verdadeiro milagre.

Pensando bem, nestes nossos dias, o próprio abraço parece ser um milagre. Não encontro outro motivo para que o vídeo “Free Hugs” tenha feito tanto sucesso e tocado muitas pessoas, inspirando experiências parecidas em outras partes do mundo. Outra ocasião recente e emblemática foi a passagem pelo Brasil da Guru Amma. Esta senhora não fez mais do que distribuir abraços a quem a procurou. E precisa de mais?

Um abraço costuma ser sempre bem-vindo. Contudo, melhor, muito melhor, do que receber abraços de desconhecidos é receber um abraço das pessoas que a gente gosta.

Como é bom ser recebido com um abraço dado com carinho. Como é bom naquele dia de tristeza, de desesperança, quando reclamamos não porque acreditamos que aquela pessoa que nos ouve possa nos ajudar na solução dos nossos problemas, mas porque queremos nos sentir amparados nas nossas angustias. Nesses dias o aconchego de um abraço, no fundo, é tudo que pedimos.

E não é só isso: ninguém abraça sozinho. No abraço há uma troca intensa de afeto. Quem abraça não apenas dá carinho: recebe também. A troca é condição sine qua non do abraço. Ninguém perde, todos saem enriquecidos.

Desamor dói. Por isso hoje eu peço: esteja sempre sensível a um pedido de abraço. Esteja sempre aberto para receber um abraço também…

Da próxima vez que encontrar as pessoas que você gosta, tome a iniciativa, e diga a ela o quanto ela é importante para você desta forma silenciosa e direta.

Abrace e celebre o amor da única forma possível: amando.

Trackbacks: Robson Faggiani – O meu sobrinho faz a coisa mais legal do mundo; Polaco da Barreirinha – Thadeu e Tanka

23 respostas para Um abraço

  1. JuJu disse:

    O abraço é tão bom assim porque ele é a expressão mais direta e sem barreiras do amor…
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    Re.: Bem observado, Juju, bem observado! Beijos

  2. Oi Maga,

    Antes de tudo, obrigado por ter voltado a nos presentear com a sua “presença”. Fez muita, muita falta.

    Como você mesma disse, o abraço é a forma mais simples e carinhosa de demonstrar o carinho pelo outro. Gosto de abraçar não só a mulher, mas o amigo, os pais.

    Já amar (não me arriscarei a definir aqui), tem no abraço o seu primeiro passo. Mas não acaba ai. Cada tijolinho terá que ser cuidadosamente colocado dia-a-dia. É um processo que não tem fim. Os abraços serão fundamentais, bem como a atenção, o cuidado e otras cositas mas!

    Beijos!!!

    Re.: Não precisa agradecer-me pela volta, Márcio: postar aqui é sempre um prazer, ficar longe é sempre uma tortura! ;) É o abraço é pode ser o primeiro passo, mas é um primeiro passo importante e que tem que ser renovado no cotidiano… E concordo contigo: amor é no dia-a-dia. Ou como disse – e continua dizendo pela sua obra sempre viva – Drummond: amar se aprende amando. Um abraço

  3. Rafael disse:

    Por incrível que pareça, seu comentário foi um elogio tão singelo, que me senti abraçado.
    =)

    Meus parabéns pelos textos e mais que isto, pelas sensações deliciosas que eles nos proporcionam.

    Sinta-se se abraçada.
    ^^

    Re.: Senti-me abraçada, sim! Um abraço para ti também :)

  4. Djabal disse:

    Abraço é o resultado da fraternidade que deveria ocorrer em seres semelhantes. Hoje nos abraçamos pouco. Abraçar é algo que deveria fazer parte do nosso cotidiano. Não somente como manifestação de carinho, mas como manifestação da compreensão de sermos iguais em problemas e soluções. Beijos. PS. Também me senti abraçado. Obrigado.

    Re.: Sim, como manifestação de compreensão!… e isto me faz pensar em outra coisa… será que a falta de abraços também não exprime a nossa falta de compreensão? Um grande abraço para ti, Djabal :)

  5. Thahy disse:

    é…

    pena q nao existe um paleativo para o mundo virtual :(

    adoro vc, mar!

    Re.: Uma pena mesmo Thahy!!! Mas hoje eu “abraço-te com palavras para com elas aproximar corações“… Te adoro demais, minha linda! Um abraço

  6. meandros disse:

    O que me resta agora senão lhe desejar um abraço?!

    Como você sempre cita alguém, vou citar um quadrinista argentino que sempre coloca abraços em suas tirinhas, o Liners, como essa:

    http://www.lanacion.com.ar/anexos/imagen/07/686683.JPG

    Mais Liniers aqui: http://autoliniers.blogspot.com/
    e aqui: http://www.porliniers.com

    Há braços!!!

    Re.: Adorei! Obrigada pelos quadrinhos, Leandro! Bom… se há braços, então porque também não haveriam abraços? Um abraço para ti

  7. Ricardo disse:

    Marcela, tudo bem com você?

    Só passei pra dar um….digamos, abraço ;)

    Ricardo

    Re.: Oba! Nada como ter leitores sensíveis! Outro abraço para ti

  8. pedrita disse:

    amiga, espero que vc esteja melhor de saúde. um abraço pra vc. beijos, pedrita

    Re.: Olá querida, obrigada pela preocupação! Estou melhor sim… e também estou sendo convencida por Leminski de que “um homem com uma dor / é muito mais elegante / caminha assim meio de lado / como se chegando atrasado / andasse mais adiante.” Um grande abraço para ti!

  9. Um bom e longo abraço, Marcela! =)

    Re.: Ah, que delicia! Sinto-me abraçada toda vez que recebo um e-mail do “leitura diária”. Um abraço para ti também.

  10. Fernando disse:

    Muito bom o texto. Adorei esse e o de “Gentileza gera Gentileza” (vi os 2 no Ueba… mais tarde vou tirar um tempinho pra ‘metamorfosear’ por aqui e ler os outros textos).

    Concordo totalmente com você, tem hora que para darmos a volta por cima, só precisamos de um abraço, de uma gentileza, para perceber que não estamos nunca sozinho.

    Acho que se tívessemos mais pessoas como você o mundo seria um lugar melhor :)

    Então…
    Abraços :P

    Re.: Olá Fernando! Obrigada pelas visitas, fico feliz de que tenhas gostado dos textos. Talvez existam mais pessoas que pensem assim… espero que os textos do metamorfose ajudem-nas a descobrir isso. Se elas forem sensíveis como você, talvez se “metamorfoseiem” … Um abraço!

  11. Quem comprar essa camiseta com certeza será mais fácil receber os tão sonhados abraços !!!

    http://www.cutecircuit.com/now/projects/wearables/fr-hugs/

    Até isso já estão conseguindo suplantar….

    Bons e tradicionais abraços a chará feminina!

    Passei em meu blog! Eu garanto que não ira se arrenpender!!!!

    Re.: Que barato, Marcelo! A idéia é boa… diria nobre, até… uma pena que ainda está longe de substituir um abraço “peito-a-peito”… rs… Beijos

  12. keplerjones disse:

    Vejo o abraço como um simbolo para uma falta que considero grave nos dias de hoje, as relaçõe frias, sem sinceridade, sem carinho, na forma de um abraço, o carinho sincero realmente opera milagres!!! Por isso, sendo de consideração e carinho sinceros, que recebamos muitos abraços e outras boas manifestações =) e não nos esqueçamos de sermos sinceros também né!

    sendo sincero, um simples abraço =)

    Re.: É o que me parece também, Keplerjones… por isso o texto… por um lado desejaria que você escrevesse que eu estou totalmente errada, que você sempre recebe e dá muitos abraços e na sua rede de relações todos fazem o mesmo… por outro lado fico feliz por que não sou a única que percebe que tem algo de errado por aqui… Um abraço sincero para ti :)

  13. A. N. disse:

    O que dizer?

    abraço, minha linda. Saudades de ti no msn…

    ==============================

    Nando Reis – Um Simples Abraço

    Sou uma colher
    e o seu prato
    está virado,
    você não vai comer ?

    Sou lá fora o frio
    seu casaco
    está guardado
    você não vai passar em casa ?

    E agora que eu amo você
    O mundo não precisa nunca mais girar
    Porque agora que eu amo você
    Se eu amo
    Você.

    Sou uma avenida
    e o seu carro
    está parado
    você não vai sair ?

    Sou um temporal
    e os seus lábios
    estão fechados
    mas se você sorrir eles se abrem.

    O que você precisa ?
    se você precisar.
    Uma margarida comum
    um beijo ou um simples abraço
    que é pra você lembrar de mim.

    Re.: Saudades de ti e das nossas conversas, Aécio… obrigada pela música, não a conhecia! Um abraço

  14. “um gesto sincero quebra até o átomo do preconceito” (Uma misturada na frase de Einstein). Concordo contigo e espero que continues a espalhar esta campanha em prol da compreensão e a favor de uma renovação na alma das pessoas. Abraços.

    Re.: E eu, espero ansiosamente para o dia em que seja desnecessário falar sobre estas coisas, afinal elas serão o natural… obrigada pela visita Roberto! Um abraço

  15. Por quê este bog está diferente para mim? Sinto-me emocionada,
    Você é apenas o máximo!

    Re.: Poxa… obrigada, Tina! Um abraço!

  16. faggiani disse:

    Demais, Maga.
    É essa inteligência expressada com simplicidade que te faz ter tantos fãs.
    Abraços de um deles.

  17. Obrigada pela visita e pelos comentários. Vou linká-la no blog. Fique à vontade em manter contato para trocar idéias, beijos

    Re.: Oba, Karen! Obrigada pela visita! Um abraço para ti

  18. fernando disse:

    Forte Abraço
    rsssssssssssssss……………

    Re.: Um bluesabraço pra ti, Fernando!

  19. Ursula disse:

    Isso é verdade, um abraço vale mais do q 1000 palavras. O abraço consegue fazer a gente se sentir muito melhor.
    Um enorme abraço pra vc :-))
    Beijos

    Re.: É!!! Mas quando é que a gente ganha um abraço?? (ou dá um desses?)… um grande abraço!

  20. [...] Sou extremamente romântica, daquele romantismo que acredita em uma vida melhor, com mais abraços e menos saudades, com mais compaixão e menos preconceitos. Por isso, gostaria que o Dia dos [...]

  21. Thiago Yokota disse:

    Também quero deixar o meu abraço, na condição de um desconhecido. :P

  22. Que os meus braços sejam pequenos para abraçar em ti , tamanho amor. Todavia, suficientes para permanecer em ti para sempre. Te amo, minha amada e cúmplice amiga!

  23. Rodrigo disse:

    Texto belíssimo! Lembrou-me de outro texto que li em outro blog: http://ouvidosmudos.blogspot.com.br/2010/06/rascunho-para-uma-tipologia-de-abracos.html (Rascunho para uma tipologia de abraços)

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores

