Gentileza gera gentileza

Gentileza gera gentileza. Eis uma verdade. Eu sei, parece clichê, parece auto-ajuda, parece simplista.
Todavia, é uma verdade; e as verdades, por mais óbvias que pareçam, às vezes precisam ser ditas.
Gentileza gera gentileza.
E o que é ser gentil? É difícil definir o que é ser gentil, afinal cada pessoa gosta de uma coisa, a cada pessoa uma coisa agrada. Cada um tem uma definição de “gentil”. Contudo, certas características são bastante comuns as pessoas gentis e vou tentar expô-las aqui.
Ser educado é uma delas. “Com licença”, “por favor”, “obrigada”. Uma pessoa gentil sempre usa essas palavras. E mais: pessoas gentis sabem como fazer essas palavras soarem mais do que simples convenção.
Sorrir é outra característica comum das pessoas gentis. De que adianta dizer “com licença”, se a tua expressão está dizendo: “se você não sair da minha frente eu passo por cima”? Sorria, simplesmente porque é bom sorrir. Sorria porque é bom ver outras pessoas sorrindo para você. Ou sorria por simples gentileza – uma hora o sorriso que era apenas um ato gentil, acaba se tornando uma expressão de alegria.
Pessoas gentis não aceitam maus-tratos. Ser gentil não é “engolir sapos” nem “levar desaforo para casa”. Ser gentil é saber que “gentileza gera gentileza” assim como “aspereza gera aspereza”. Se alguém foi áspero contigo, seja gentil com ele, e quebre uma cadeia de agressividade. Ser gentil é saber colocar-se no lugar do outro para encontrar a melhor forma de responder a uma indelicadeza, sem ser indelicado, mas deixando claro que não gosta de ser tratado de tal forma.
Ser gentil é saber expor sentimentos.
Ser gentil é saber elogiar. É descobrir que elogios existem para ser usados. É reparar nas qualidades das pessoas que estão ao nosso redor. É dizer para elas que estamos prestando atenção nos seus pequenos atos, e que as coisas positivas que elas fazem são muito importantes para nós. Assim como devemos dar apoio para que os erros possam ser corrigidos, devemos dar valor para as coisas positivas. Não elogie por elogiar: seja sincero. Entretanto, não fique esperando para fazer um elogio: aprenda a descobrir qualidades.
Ser gentil é mais do que uma característica: é uma atitude perante a vida.

Acredito que todos queremos um “mundo melhor” e quem quer um mundo melhor deve estar consciente de que este mundo é feito por pessoas também “melhores”. Tornar-se uma dessas pessoas é uma boa forma de tornar o mundo melhor hoje.

Você pode achar o meu texto ruim, acreditar que ele está mais para auto-ajuda barata do que qualquer outra coisa.
E eu não discordo de você. Se preferir, esqueça esse texto. Leve desta leitura apenas o título: gentileza gera gentileza.

Ah, e obrigada pela atenção. :)

72 respostas para Gentileza gera gentileza

  1. JuJu disse:

    O que é isso, dono Maga? Seu post não está ruim, está ótimo!
    E sabe porque gentileza gera gentileza? É porque tudo que damos nós recebemos de volta. É a lei da reciprocidade.
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    Re.: Poxa, muito, muito obrigada pelo elogio, Juju! :) Beijos

  2. Robson disse:

    Curti.
    Você descreveu o comportamento assertivo, certo?
    Mudar os termos, como você fez, torna muito mais acessível ao público…
    Beijo!

    Re.: Certíssimo, Robson! Basicamente foi o comportamento assertivo, sim! hehe Não tem como escapar ao olhar clínico de um analista do comportamento… rs Existem alguns livros que tem esse objetivo… depois eu te passo as referencias de alguns deles. Beijos
    ps.: se tiveres alguma correção ao que escrevi no texto, ela será bem vinda, viu?

  3. Daniela disse:

    Pois é. Gentileza gera gentileza, e com as gentis palavras de seu texto me senti convidada a deixar palavras gentis aqui pra vc. Agora é de tarde, então: Boa Tarde! Estava navegando pela blogosfera e fui cair numa rede de links me fizeram chegar até aqui. Gostei de suas palavras, estava lendo posts antigos e realmente achei que seus textos são muito bons. Uma pergunta: tens um texto sobre as ruas de Porto Alegre, é da cidades mais maravilhosa que a cidade maravilhosa? :) Beijos (se me permite).

    Re.: Boa noite, Daniela! Agradeço a todos os elogios, e gosto muito de ficar navegando pelos links e ir descobrindo novos blogs… daqui a pouco passo pelo teu, para conhecer. Ah, não sou de PoA, mas a minha cidade é maravilhosa também, podes acreditar… ;) Beijos

  4. Daniela disse:

    Desculpe, acabei de ler que é de Londrina, no Paraná…. :) Pergunta anterior retirada.

    Re.: :)

  5. Marco disse:

    Seu texto não é absolutamente ruim. Ao contrário: é um exemplo de civilidade e bom viver. Queisera todas as pessoa agissem assim.
    Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    Re.: Que bom, Marco, fico muito mais tranquila de que o texto tenha agradado… e a atitude também! Beijos

  6. Vou partir do ponto em que o Marco cita: civilidade. Falar de civilidade é e sempre foi bom. Como você afirma, isso tem sido confundido com os oportunistas livros de auto-ajuda. Qualquer coisa boa, sincera e bela como você nos deu a oportunidade de ler esta semana, poderá ser “adotado” por esta faixa de leitores. E se acontecer, ótimo. Afinal não é oportunista.

    Sin embargo, isto não faz do seu texto ruim, ao contrário, nele podemos perceber a sutil diferença em abordar a beleza que existe no convívio humano e o simples “faça isso e aquilo e encontrará a felicidade” tão presente na auto-ajuda.

    Beijos e adorei!

    Re.: Poxa, Márcio… eu estou realmente tocada pela sua opinião. A minha intenção ao escrever o texto não era, de forma alguma fazer um texto de “auto-ajuda”. Mas, como expus no começo, certos assuntos exigem que a gente fale sobre eles. Eu fico imensamente feliz, de que tenhas pensado tudo isso ao lê-lo. Vou levar esse seu comentário para a vida… beijos

  7. Domingos Pellegrini disse:

    Maga, seu texto é muito bom! Abraço! Domingos

    Re.: Obrigada, Domingos! É muito generoso da sua parte, ainda mais porque foi a tua cronica que serviu de inspiração! Beijos

  8. Djabal disse:

    Ouvi esse conselho quando ainda não estava preparado para ele, e não resolveu muito, sempre estava envolvido comigo mesmo e esquecia sempre que o mundo é uma teia. Até que a ficha caiu. Gentileza gera gentileza. Você está em ótima companhia o conselho era de um príncipe (Goethe). Ele também disse o mesmo que você. Ainda que você seja tratado rudemente, seja gentil na resposta e a cadeia se quebra. Muitas vezes para sempre. Mesmo que não se quebre, você fica mais forte. É isso. Muito oportuno seu texto. Muitíssimo obrigado.

    Re.: É, as vezes a gente não ouve na hora certa, mas as vezes quem dá o conselho não tem sensibilidade suficiente para fazer isso dar certo é o risco é maior ainda em um texto escrito. Oba, com saber que estou bem acompanhada (se bem que com vocês, leitores do blog, eu sempre estou bem acompanhada…). Obrigada pelo comentário, adorei! Beijos

  9. pedrita disse:

    eu tive uma educação muito rígida, então por favor, com licença, obrigada ficaram automáticas, minha dificuldade maior é expressar os meus sentimentos, sempre saem tortos e confusos. vou tentar me acostumar a olhar os comentários. obrigada por avisar. beijos, pedrita

    Re.: Oi Ped´s, pois é, é difícil expressar sentimentos né? Eu fui aprendendo devagarinho a fazer isso… Minha educação também foi um bocado rígida, mas só me ensinaram a dizer obrigada. “Por favor” e “com licença” eu só fui aprender observando os outros, isso já na faculdade! rs Beijos

  10. “Ser gentil é saber elogiar”, parabéns pelo texto e, em especial, por esta frase que achei simples e direta como toda boa literatura deve ser.

    Re.: Obrigada Alexandre!!! Beijos

  11. Claudinha disse:

    Querida, esta é uma grande verdade. Não há necessidade de elogios falsos, estes não brilham nos olhos. Mas a gentileza faz com que muito mais portas se abram e o mundo fique bem melhor. seu texto é coerente, adorei. beijão.

    Re.: E seu comentário é o complemento perfeito para ele… “elogios falsos não brilham nos olhos”, tens toda razão… Beijos

  12. Ricardo disse:

    Eu confesso que li seu texto de uma forma inesperada, talvez por isso tenha gostado ainda mais. A melhor lembrança que uma pessoa pode ter de você, é de uma gentileza de sua parte, em um momento aonde ela nem esperava por aquilo, pode ficar em sua memória pelo resto da vida. Uma gentileza pode fazer diferença.
    Também é mais que uma questão de educação, mas sim de práticas para um convívio melhor que você ajuda a construir.

    Um abraço

    Re.: Bem observado, Ricardo, bem observado! Viu? Além de comentários às vezes eu também consigo escrever um texto… hehehe. Obrigada pela visita! Beijos

  13. Rafael disse:

    Ah, um clichêzinho de vez em quando faz bem. Não. Não estou sendo irônico!
    heheheh

    Acho que vou postar algo sobre isto “Alforria para as Ironias”
    ehauehuaheu
    vlw!

  14. Rafael disse:

    Eu sempre fui adepto dos bons modos, da gentileza.

    Até porque, não há nada mais sedutor do que uma mulher educada, gentil, inteligente e com ares intelectuais. É muito mais sexy que qualquer bunda de fora.

    Acho que por isso eu adoro a Catherine Zeta Jones. Ela tem pinta de “gentlewoman”.
    heheh
    =)

  15. Daisy Carvalho disse:

    Eu acho que mais que falar de gentileza, é preciso SER gentil e isso querida Maga, gentileza, simpatia e educação você tem, como dizem, para dar e vender. Pessoas humanas assim, inda mais psicóloga hehe… eu vou querer estar sempre por perto, pra sempre. Parabéns pelo texto, sempre gosto muito. :)
    Beijos!!!

  16. … e bom, não é muito pertinente ao post, mas “aquelas dicas” sobre casamentos e stress, me encontro às vezes pondo em prática hahaha…
    Beijos, querida!

  17. Um poema pra ti de domingo

    Quando flores rodeiam minha janela
    quando vento sopra suave
    na bancada de minha janela
    e meu MSN tá no ar sei que a vida vai melhorar
    a tristeza e o tédio partirão
    porque Maga vai entrar…

    hahahah! – não é poema, mas tentei.. beijossss!

  18. Vica disse:

    Olá! Vim parar aqui pelo blog da Daniela, e achei muito legal esse teu post. Eu tenho pensado muito nisso ultimamente, porque tenho notado que gentileza é uma coisa cada vez mais rara, e isso é muito triste. A recíproca também é (infelizmente) verdadeira: grosserias só geram mais grosserias…

  19. Mais pessoas deveriam fazer do seupost leitura obrigatória. Estou horrorizada com a estória dos ovos atirados nas pessoas e carros na Vieira Souto.

  20. Ursula disse:

    Vc está certa, é a lei da ação e reação.
    Beijos querida

  21. doisdo disse:

    Conheçam mais sobre o Profeta Gentileza, que viveu no Rio e na cidade em que nasci (Mirandópolis – SP) visitando: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Datrino

  22. *Fernanda* disse:

    Concordo plenamente com o seu texto.
    E é triste a gente perceber que são poucas as pessoas que pensam assim…

    Um beijo pra vc!

  23. Edgar disse:

    Parabéns pelo texto, pela inspiração e clareza de raciocínio.
    Tomei a liberdade de copiar seu texto para apresentá-lo em grupos de jovens.
    Fraternal abraço, e….
    MUITA PAZ!

  24. Thahy disse:

    Com certeza… e ser áspero com uma pessoa simpática e gentil causa no mínimo mal-estar :D

    Não conheço ninguém que é aspero comigo ;)

    De nada, minha Linda :D

    Amei o Texto! – Como sempre ;)

  25. Rok disse:

    Marcela, não serei eu a nota destoante. Até porque é humanamente impossível discordar do que v. pôs. Problema é que talvez não sejamos assim tão humanos como deveríamos.

    Lendo, seu texto lembrou-me um comentário que me fizeram sobre um grafite, desses encontrados na rua. O grafite representava um Jesus crucificado, com uns dizeres abaixo: “Isto foi o que fizeram com o homem que pregava o amor e a paz.” O detalhe é que, apesar de bem desenhado (dava pra ver que era Jesus mesmo), a criatura divina estava vestido em modernas roupas, bermudão, chinelão. E o comentário que me fizeram foi: “Tá desenhado assim talvez pra dizer se ele voltasse pra cá, hoje, tsc tsc, fariam a mesma coisa. De novo. E de novo.”

    Deve ser por isso que guimarães rosa escreveu no seu grande sertão alguma coisa parecida com isso: “No sertão, manda é quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado”.

  26. Luany disse:

    mas o que é isso????
    o texto está ótimo!
    pelo menos me esclareceu um tantão de coisa…
    pq eu tenho que desenvolver uma palestra na escola falando sobre isso, e eu num tinha idéia do que faria, mas, agora eu já tenho!
    gostei do texto.
    obrigada, valei a pena ler!

  27. Tamires Silva disse:

    Belas palavras! Gentileza sua permitir que qualquer pessoa possa ter acesso a um texto tão rico e generoso. Não estou elogiando por elogiar! Estou sendo sincera, como você me aconselhou.

    Um abraço!

  28. Vitor Jan disse:

    Cara, gostei muito da sua tese. Tenho que dar uma palestra amanhã sobre este assunto, e usarei algumas de suas palavras amanhã. Espero que não se importe. Abraços

  29. wanessa disse:

    mto bom seu texto me ajudou mto com um trabalho da escola…parabens e continue lançando outros…foi otimo conhecer esse site…

  30. Regina Canizio disse:

    Gostei muito de seu texto, O mundo seria bem melhor se todos entendessem o poder da gentileza em nossas relações com o outro, com o mundo e com nós mesmos.
    Abraços.

  31. jennifer disse:

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  32. math disse:

    muito bom a descriçao

  33. Lala disse:

    Parabéns!
    É um ótimo texto,deveria ser lido por todas as pessoas todo dia ao acordarem,para não esquecermos que nesse dia,igual a todos os outros,muitas pessoas esperam a nossa atenção,e devemos ser gentil com elas,afinal…”gentileza gera gentileza”.
    Com certeza comentarei este texto no meu trabalho de boas maneiras da escola. :)

  34. parabens amei o q vc fez..cada palavras q espero q quando as pessoas ler espero q aprenda o mesmo q vc aqui escreveu vc esta de parabens..espero q muitos possam ker este texto e pensar o quanto e bom ser gentil..pois gentieza gera gentileza….

  35. Izabel Bade disse:

    Parabéns!
    Gostei muito do seu texto.
    Localizei-o quando procurava algo interessante pata trabalhar como introdução à uma atividade de redação com os meus alunos.
    Seu texto está perfeito.
    Vou indicar para que leiam.
    Abraços,

  36. Rúbia disse:

    Amei esse texto muitas pessoas tinha q parar para isso tudo q foi falado…
    Amei muitoo
    bjos

  37. laura disse:

    muiot bom seu texto, parabéns e continue assim! copiei p. um trabalho mais pode deixar que falarei dos seus creditos! :]

  38. Boa noite estava navegando a procura de assunto sobre gentileza quando me deparei com o seu texto que achei interessantíssimo meus parabens era justamente o que eu estava procurando para complementar o meu trabalho. Com a sua permissão de vez em quando voltarei para alimentar a alma com assuntos tão notaveis. muito obrigada.

  39. Marlene disse:

    Olá querida, que Deus a abençoe sempre e continue ti dando inspiração.
    Cheguei até aqui porque tinha que fazer um trabalho de escola com o título chamado “gentileza gera gentileza”. Fico feliz por saber que ainda encontramos pessoas iluminadas por Deus que transmitem essa paz de espírito. Estamos precisando de muita gentileza em nosso meio (na humanidade )pra que nossos dias sejam melhores. Mas a fé nos faz acreditar que encontraremos pessoas como vc. Por isso, eu desejo o melhor de Deus em sua vida e de toda sua família.
    Beijos no seu coração.

  40. adorei o site era tudo que eu estava procurando para a minha redaçao de portugues
    bjs
    rayane m. de oliveira

  41. marli reinlein singi disse:

    Que nada, o texto foi escrito muito bem, pois essas palavras, obrigada,por favor,com licença, e outras palavras de quem teve,tem e sempre tera educaçao e respeito parece que estao ultrapassados, os jovens nao respeitam nem seus pais que dira pessoas de fora? Eu com a graça de Deus Nosso Senhor, fui criada aprendendo a valorizar as pessoas e sentimentos,fui isso que eu repassei para a minha querida filha unica Thalyta, que , faleceu aos 31 anos, dia 28/01/08, sofro muito, mas nem por isso deixei de valorizar as pessoas, continue sempre
    ajudando as pessoas, um abraço.

  42. Marla disse:

    Nossa você escreve muito bem, este texto me ajudou muito ao trabalhar com os meu alunos na esola onde leciono.
    POis estamos trabalhando um projeto de GENTILEZA.
    Se você escrever livros me mostre ok?
    Adorei esse texto, escreves muit bem.

  43. Maria Jose.Amorim Ferreira. disse:

    É verdade gentileza gera gentileza.
    Muito bom!Como seria bom se todos fossem gentis!Aqui já seria o PARAÍSO.

  44. Manoel Custodio disse:

    Muitoo boom esse texto, tenho qe fazer uma redacao de portugues sobre gentileza , as melhores coisas vou pegar desse texto, pq se eu colocar palavras qe nao sei oq eh a professora vai saber qe copiei da neet !! Bjs Maanoel -Imbituba-sc

  45. Leticia disse:

    Interessante, muito interessante.

  46. Alexandra disse:

    Seu texto até os dias de hoje, onde a violência está até mesmo dentro dos próprio lares, tem todo sentido.
    gentileza gera gentileza. Uma pessoa será tratada da mesma forma como ela trata as pessoas. Minha mãe dizia que pra ser respeitada primeiramente temos que respeitar. ser não der o respeito quem irá te respeitar. e assim é da mesma forma. Seu texto está ótimo.

  47. lucas disse:

    ser gentil hoje e sempre. é abrir portas para um futuro melhor sem intrigas e discusões.

  48. Izabela Gonçalves disse:

    Seu texto esta otimo….
    Com ele conseguir passar a mensagem que queria para meu colegas de sala, continue postando seus textos pois eles nos ajudam muito ….parabens abraços
    Izabela

  49. amei e aprendi muiiiiiito.Espero conguir demonstra.

  50. Gláucia disse:

    Muito bem elaborado o seu texto. Preciso escrever uma redação sobre o tema gentileza e você me apresentou uma nova maneira de pensar.”Ser gentil é saber expor sentimentos.” e não ser bobo. Parabéns!

  51. achei legal e intereçante diga nao a bowling a violencia a maustratos disprezo e coisas que ofende uns aos outros mais diga sim a carinho respeito e compartilhe coisa porque um dia voc~e pode precisar.

  52. muito legal estao de parabens

  53. Simone disse:

    Verdadeiramente…adorei…cm fé e cm gentileza,podemos alcançar pessoas gdes de almas pqnas…só o amor vale a vida…e quem ama o próximo é gentil por natureza….!!Q bom poder ler esse texto!!bjs

  54. Paulo Canga disse:

    Que gentil escrever palavras que geram gentileza!

  55. Anna Kelly disse:

    Caramba, que lindo seu texto, nossa eu fiquei emocionada com suas palavras eu amei amei amei seu texto… nossa eu to quase chorando de tanta emoção…

  56. Muito bom esse artigo. A gentileza é uma das maiores virtudes do ser humano, de bons samaritanos.

  57. suely rosa da cruz costa disse:

    Amei o texto. Estava procurando uma ideia para usar na escola onde trabalho, pois os alunos estão brigando muito. Sempre penso em fazer alguma coisa, mas tem sempre alguém que diz: “Não adianta”, mesmo assim resolvi que tenho que fazer alguma coisa e esse texto me deu muitas ideias. Muito obrigada, você é uma pessoa abençoada.

  58. Vitor disse:

    Nossa, Adorei o texto, um complemento para meu conhecimento, e vai me ajudar a fazer um trabalho de escola..GENTILEZA GERA GENTILEZA! :D

  59. igor disse:

    o quem signifaca gentileza gera gentileza

  60. emilyalmeida disse:

    eu achei muito bom pq eu nao sabia oq era pra bota mais a professora mandou eu escraver uma fraze mais como eu acho fraze muito poca eu quisis fazer um texto chega as minhas maos estao doendo mais adorei mesmo obrigada por tudo si nao fose vc eu nao tinha passado mais a deretora disse que eu passei ela petiu para eu fazer isso umas 3 vez ai eu fiz ai a minha professora disse que muito bem continue assiim emily parabens ela falou pra mim que eu sou muito enteligente de mais e ela falou que si eu quiser posso fazer as vezer quer eu quiser ameiiii mesmo desu te apensoi muito para todos si nao fose vc neiiii sei oq era que eu ia fazer ???

  61. Oi.. tava procurando sobre a tão aclamada gentileza pela internet e caí no seu blog. Um alívio ver as palavras que engasgam na garganta serem tão bem proferidas em seu texto. Muito bom, está de parabéns. Compartilhei-o com alguns amigos :) uma boa semana pra vc :*

  62. Eu amei tanto esse seu texto, que até li em uma apresentação de trabalho no meu curso de inglês e ainda postei ele no meu blog: http://little-of-all.blogspot.com.br/2013/01/pensamentos-alheios_25.html . Parabéns, você é uma grande autora! Todos os seus textos são excelentes!

  63. Ana disse:

    Seu texto me fez tão bem, obrigada por isso! ☺

  64. luana disse:

    Amei o texto está otimo parabens !

  65. juliana indaia disse:

    Po meu que texto legal realmente com esse texto eu pude ter uma opinião diferente doque é ser gentil. vc que escreveu esse texto saiba que deus ficou muito feliz por vc ter comsiguido aprender oque ele ven tentando ansinar para o mundo inteiro afinal “gentileza gera gentileza.”

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores

